domingo, 27 de março de 2011

NOME


SUGESTÃO DE ATIVIDADES COM NOME

POTE DE NOME
Material: pote de margarina letras móveis do nome de cada criança e ficha com o nome.
Formação: a professora recolhe os potinhos de cada aluno, cola o nome nas tampas (digitado) e coloca as letras móveis dentro do pote.
Desenvolvimento: cada aluno receberá o seu pote e a ficha com o nome dele, a professora vai instruí-Io, à formar o nome com as letras móveis, com o auxílio da ficha. (obs.: a professora sempre no final da atividade deve pegar os potes e guardá-los para outros momentos).


QUEBRA-CABEÇA
Material: nome do aluno escrito em fichas de cartolina (plastificado, para maior durabilidade) e recortado em forma de quebra-cabeça.
Formação: cada aluno recebe o seu quebra-cabeça (dentro de um envelope ou saquinho)
Desenvolvimento: após a professora distribuir os envelopes, o aluno deve formar o seu nome de acordo com o seu quebra-cabeça.
Obs:(fazer formas de recorte diferentes)

NOME E DESENHO
Material: nomes em papel cartolina com espaço ao lado.
Formação: o professor distribui para os alunos os nomes, cantando uma música (pra ver quem identifica)
Desenvolvimento: após distribuição dos nomes feita pela professora, a mesma deve orientar para que no espaço ao lado (sem riscar o nome) o aluno faça o seu desenho.

NOME MODELADO
Material: nome escrito nas fichas e massa de modelar.
Formação: com os nomes já escritos nas fichas, a professora distribui para os alunos.
Desenvolvimento: após entrega das fichas com o nome, a professora instrui e auxilia o aluno a pegar um pedaço de massinha, fazer uma “minhoquinha" e colocar em cima da letra do nome (a modelagem deve ser feita devagar, passo-a-passo). Até cobrir todo o nome.

NOME NO CHÃO
Material: fichas com os nomes (rádio opcional)
Formação: a professora espalha os nomes no chão da sala ou pátio, os alunos ficam em volta observando (com
música ou não).
Desenvolvimento: a professora pede que os alunos andem pela sala ou pátio observando os nomes, a um sinal dado, deve pegar o seu nome.

CORRE CUTIA COM NOMES
Material: papel, pilot e saquinho de areia.
Formação: forme duas rodas concêntricas, a de dentro com cartões e a de fora com crianças.
Desenvolvimento: uma criança joga o saquinho em um dos cartões com nome. A criança cujo nome está no cartão recolhe o saquinho e tenta pegar o colega que escolheu seu nome, correndo atrás dele, entre as rodas, o perseguido tentará sentar-se no lugar do pegador; caso consiga, o jogo prosseguirá e o pegador será o próximo a jogar o saquinho nos cartões. Caso o pegador pegue a outra criança, esta sairá do jogo levando seu cartão, e assim por diante. Ganha quem ficar até o final do jogo.

JOGA DA FORCA COM NOME
Material: giz e quadro
Formação: os alunos ficam sentados, a professora pensa em um nome e coloca no quadro um tracinho para cada letra do nome.
Desenvolvimento: no quadro, a professora escreve a primeira letra do nome. Conforme as crianças vão acertando a professora vai escrevendo as letras no quadro. Cada vez que houver erro uma parte do corpo é desenhada na forca.
Ganha quem acertar o nome primeiro.

BINGO DO PRÓPRIO NOME
Material: "Pedras" (EVA picado, feijão, milho) e cartão com o nome da criança.
Formação: a professora distribui os cartões com os respectivos nomes e as "pedrinhas".
Desenvolvimento: a professora mostra e diz a Ietra do alfabeto, quem a possui no seu nome marca, a professora dita as letras até todos marcarem o nome todo.

QUEBRA - CABEÇA COM NOME
Material: letras do nome de cada aluno e folha ofício em branco.
Formação: cada aluno recebe o seu nome em letras móveis e a folha em branco.
Desenvolvimento: depois das letras embaralhadas sobre a mesa, remontar e colar na folha.

JOGO DA MEMÓRIA COM NOMES
Material: cartões contendo os nomes dos alunos (2 vias)
Formação: a professora forma grupos ou individual.
Desenvolvimento: as crianças arrumam sozinhos ou com a professora, os cartões virados na mesa, de acordo com a ordem dos jogadores, começa o jogo, cada um vira o cartão, a medida que for achando o par, fica para si. (pode ao final do jogo contar os pares ou não) pra ver quem conseguiu mais nomes.

PINTANDO AS LETRAS DO NOME
Material: folha com as letras do alfabeto (A a Z) e lápis de cor.
Formação: a professora distribui uma folha pra cada aluno e os lápis de cor.
Desenvolvimento: a um comando da professora, o aluno deverá fazer de acordo com o que ela fala.
Ex: pinte a primeira letra do seu nome.
Pinte a primeira e a última letra do seu nome.
Pinte a Ietra que começa e termina o seu nome.
Pinte todas as letras do seu nome.

NOMES DE MENINAS E MENINOS
Material: papel peso 40, papel pardo ou folha de papel ofício (de acordo com a faixa etária) e fichas com os nomes dos alunos.
Formação: a professora escreve em uma folha meninas e meninos (coletivo ou folha individual)
Desenvolvimento: a professora mostra o nome que está na ficha, a criança que identificar seu nome, deve pegar e colar na folha de acordo com o seu sexo.

MENINAS
MENINOS
RENATA
YAGO
ALICE
JOÃO

LISTA DE NOMES
Material: quadro, papel ofício, papel pardo ou caderno giz e lápis.
Formação: a professora escreve no quadro ou na folha as letras de A a Z.
Desenvolvimento: de acordo com a letra do nome, a professora pergunta quem começa com aquela letra e a
criança tem que identificar, depois faz a relação dos nomes que começam com a mesma Ietra.

A
B
C
D
ALICE ALDO
BRUNO BEATRIZ



CAÇA-NOMES
Material: folha contendo alguns nomes (cada vez que fizer diversificar os nomes, para ter de todos os alunos) e lápis.
Formação: a professora distribui as folha as para os alunos e os lápis.
Desenvolvimento: de acordo com a explicação da professora, as crianças devem procurar os nomes (dele ou dos amigos) e circular. (depois pode pintar).




CAÇA-NOMES


A
L
I
C
E
U
M
E
R J
B
C
D
M
A
R
C
O
S
A
R
H
U
G
O
M
K
Y
G
T
O
B
R
U
N
O
R
E
B
E
A
T
R
I
Z
X
E
B
E
A
T
R
I
Z   C   A

RÓTULOS E NOMES
Material: rótulos e os nomes escritos em cartões
Formação: O professor pede que as crianças pesquisem em casa e tragam rótulos.
Desenvolvimento: Socializar o material coletado na rodinha, depois propor que eles falem qual é o nome que começa com a letra do rótulo.

JOGO DA MEMÓRIA COM NOMES
Material: Cada criança da turma terá 2 cartões contendo o seu nome
Formação: Distribuir todos os cartões virados para baixo, no chão ou nas mesas.
Desenvolvimento: Cada criança, na sua vez, vira dois cartões, tentando achar os pares iguais. Ganha quem encontrar mais pares.

PESCARIA DE NOMES
Material: peixes com a letra inicial ou o nome de cada aluno, vara de pescar e caixa com areia
Formação: Colocar os peixinhos numa caixa de areia e dar início à pescaria.
Desenvolvimento: A criança deve pescar e falar o nome ou a letra pescada em voz alta.
CAÇA-NOMES
Material: cartões com os nomes
Formação: A professora esconde no pátio as fichas com o nome das crianças.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pelo professor as crianças devem sair pelo pátio à procura dos nomes. Cada um que achar guarda a ficha, depois socializa na roda e diz de quem é o nome que achou.

BARCO DOS NOMES
Material: barco de papelão bem grande ou de dobradura (individual)
Formação: A professora coloca o nome dos alunos espalhados no chão, ou nos barquinhos já confeccionados com o nome das crianças.
Desenvolvimento: A professora canta a seguinte música (enquanto a professora canta, a criança cujo nome foi citado deverá colocar o seu nome no barco, escrevendo ou colocando o crachá):
Coisa boa é navegar
E o ______________________ vai colocar
O seu nome no barquinho
Com cuidado pra não molhar.
(Terezinha de Jesus)

ACERTE O NOME
Material: giz e bola
Formação: O professor leva os alunos para o pátio e os coloca em fila, O professor escreverá no chão com giz os nomes dos alunos.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor o primeiro aluno da fila procura o seu nome e joga a bola, tentando acertar o seu nome.

BOLICHE DO NOME
Material: garrafa pet e bola
Formação: O professor leva os alunos para o pátio e os coloca sentados em fila. O professor arruma as garrafas, cada uma contendo o nome de um aluno da turma.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor o primeiro aluno joga a bola para acertar o seu nome.

NOMES TROCADOS
Material: papel e palito
Formação: O professor deve escrever o nome dos alunos em um pedaço de papel e fixar na blusa de outro aluno. O professor coloca os alunos livres no pátio, misturados.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor o aluno tem que sair pelo pátio procurando o amigo que está com o seu nome colado na blusa.

TÚNEL DE NOMES
Material: papel, piloto e túnel
Formação: com os nomes já prontos levará o minhocão para o pátio, colocando os nomes dentro.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o aluno entra no minhocão, procura o seu nome e sai com ele na mão.

COMPETIÇÃO COM NOMES
Material: Duas caixas e cartões com os nomes dos alunos da turma
Formação: Divida a turma em duas filas. Coloque à frente das filas duas caixas com cartões com o nome das crianças da turma.
Desenvolvimento: Ao sinal, o primeiro aluno de cada fila deverá procurar e pegar o cartão como seu nome, indo para o final da fila. Ganhará o grupo que acabar primeiro.

ADIVINHE DE QUEM É O NOME
Material: Cartões com o nome dos alunos
Formação: As crianças devem estar sentadas formando uma roda, colocando à frente um cartão com o seu nome escrito.
Desenvolvimento: A professora começa o jogo e diz: “estou pensando no nome que começa com a letra M e é um nome de menina”. Os alunos deverão adivinhar em qual nome a professora pensou. Ganha o jogo o aluno que falar o nome primeiro. Pode-se também dizer a última letra ou a primeira e a última.

PASSEANDO ENTRE OS NOMES
Material: garrafas pet, papel e piloto
Formação: O professor escreverá e colocará o nome dos alunos nas garrafas. O professor distribuirá as garrafas no chão do pátio, formando fileiras em zig-zag. Os alunos deverão estar enfileirados.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pelo professor o aluno sairá passeando entre as garrafas e quando encontrar o seu nome, pega a garrafa e fica com ela, e assim continua até terminar todas as garrafas e sobrar de quem não participou.

 OBS: Pesquisa realizada por colegas de trabalho em diversos sites e blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário