segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os NÍVEIS DE ESCRITA - Hailton Alves Ferreira

I
Existe um universo,
Mais que grandioso,
O da escrita e da leitura,
É tudo muito fabuloso,
Pra você poder vencer,
Sabendo ler e escrever,
É muito menos ardoroso.
II
Imaginem como se sente,
um analfabeto no mundo,
Parece um extraterrestre,
Não pense que é absurdo,
Diante de um letreiro,
Se é falso ou verdadeiro?
Que falta faz o estudo.
III
Pra você que é professor,
E gosta de ensinar,
O caminho da leitura e da escrita,
Vou agora indicar,
O caminho que Emília Ferreiro,
Uma mulher lá do estrangeiro, veio nos anunciar.
IV
Segundo os seus estudos,
O desenvolvimento das habilidades,
Depende do encadeamento,
De todas as atividades,
Não precisa ser doutor,
Sabendo o professor,
Identificar cada fase.
V
Os níveis são os seguintes:
Preste bastante atenção,
Pré-silábico, tem silábico,
Ainda não terminou não,
Tem o silábico-alfabético,
Ainda tem o alfabético,
É isso aí meu irmão.
VI
No início da alfabetização vão aparecendo as garatujas,
Esse nível é o pré-silábico,
Ele faz um risco e diz que é uma coruja,
É o início de tudo,
A compreensão de que o mundo,
É como o aluno julga.
VII
Temos que ressaltar,
Que a escrita nessa fase,
A quantidade de letras não pode corresponder,
Ao que se pensa na verdade,
Com duas letras, se tem formiga,
Não espere que ele siga,
As convenções em debate.
VIII
E com o passar do tempo,
Ele vai melhorando a escrita,
A coordenação motora vai aperfeiçoando,
O bom mesmo é que siga,
Os caminhos da alfabetização,
Dominando a situação,
Ele, nele acredita.


IX
E vem o próximo nível,
O silábico, meu irmão,
Existem alguns detalhes,
Que precisam de observação,
Começa a diferenciar,
Do nível anterior, mais vai notar,
O que é silabação.
X
Não é difícil perceber,
Na escrita da criança,
A palavra começa a aparecer,
Trazendo nova esperança,
Escreve PT e diz que é pato,
GT representa gato,
Agora com mais confiança.
XI
E agora vai melhorando,
Pra começar a encadeação,
Uma letra representa uma sílaba,
Vejam que progressão,
Que o sujeito alcançou,
Perceba que melhorou,
A sua compreensão.
XII
Também temos que lembrar,
Neste nível o valor sonoro das letras,
Se ele já conhece,
É um avanço, é uma beleza,
Podem usar vogais ou consoantes,
E o sujeito num instante,
Transforma em alegria a tristeza.
XIII
Dando sequência ao estudo,
Vem o silábico alfabético,
Onde mais de uma letra é utilizada,
Ficando até mais poético,
Continuam os desdobramentos,
Na verdade discernimentos,
O mundo já é fonético.
XIV
E assim minha gente,
O nível alfabético vai chegando,
O aluno começa a escrever,
Do jeito que está falando,
Liberdade, agora sim,
Ficou bom o que era ruim,
Ler escrever o que está observando.
XV
Assim agora é bom,
Assim agora é dez,
A vida tem novo sentido,
Da cabeça até os pés,
Não precisa perguntar,
Sabe agora decifrar,
Que dez quer dizer 10.
XVI
Caro amigo professor,
Esta é uma simples contribuição,
De Emília Ferreiro em Cordel,
Que faço de coração,
Nunca se sinta só,
Vamos desamarrar o nó?
Que atrasa a educação.

Fonte: Cordel enviado a FBB / BB Educar
Data: 05/06/2006



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