sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jogos e Brincadeiras

Este material foi pesquisado da Revista Escola


                    Os nomes das brincadeiras podem variar de um lugar para o outro, mas as brincadeiras estão presentes em todo o país.AMARELINHA, CABRA-CEGA, BARRA-MANTEIGA...brincadeiras que divertiam pais, avós, mas que hoje também podem encantar, são parte da cultura popular.


  • BARRA-MANTEIGA:
                    Idade: a partir dos 5 anos.
                    Local: Pátio ou área com mais de 17 metros.
                    Participantes: No mínimo 4.
                    Como brincar: Trace duas linhas paralelas distantes 15 metros( ou 15 passo) uma da outra. Atrás dessas marcações ficam as crianças, divididas em dois grupos com o mesmo número de participantes, umas de frente para as outras.
                    Dado o sinal, um aluno do grupo escolhido para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos de braços estendidos e com a palma da mão virada para cima, e recita: "Barra-Manteiga/ Na fuça da nega/Minha mãe/ Mandou bater/ Nesta daqui? um,dois,três."
Ele bate na mão de um dos colegas e foge para o seu território. O adversário tem que correr atrás dele e tentar pegá-lo. Se isso acontecer, o desafiante é incorporado à equipe adversária. Caso contrário, é a vez do desafiante fazer o mesmo com alguém do outro time. A linha nunca deve ser invadida pelo perseguidor. Caso aconteça, ele é capturado.
                    Vence o time que ficar com mais gente. LEMBRETE: Se o número de crianças for ímpar, participe você também professor da atividade.

  • BATATA-QUENTE:
                    Idade: A partir dos 5 anos.
                    Local: Pátio.
                    Material: Bola.
                    Participantes: No mínimo 3.
                    Como brincar: O grupo fica em círculo, sentados ou em pé. Uma criança fica fora da roda de costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: "Batata-Quente, quente, quente....queimou!"
                    Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra "queimou". Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar. LEMBRETE: Uma opção é pedir para as crianças mudarem o ritmo com dizem a frase. As que estão na roda têm de passar a bola de mão em mão mais rápido ou devagar, conforme a fala.

  • CABRA-CEGA:
                    Idade: a partir dos 6 anos.
                    Local: Pátio pequeno, livre de objetos( para evitar acidentes).
                    Material: Uma venda para os olhos.
                    Participantes: No mínimo 3.
                    Como brincar: A criança escolhida para ser a Cabra-Cega tem os olhos vendados. Os colegas, que dão as mãos formando um círculo ao redor dela, começando um diálogo com a Cabra: "Cabra-Cega de onde vieste?" / " Do moinho de vento." / " Que troxeste?" / "Fubá ou Melado." / "Dá-nos um pouquinho?" / "Não." / "Então afasta-te." Assim que dizem isso, as crianças da roda se espalham pelo pátio, desafiando a Cabra-Cega a encontrá-las. Quando a Cabra-Cega consegue tocar um dos fugitivos, tira a venda e elege outro para ficar em seu lugar. A brincadeira também é chamada de PATA-CEGA.

  • ELÁSTICO:
                    Idade: A partir dos 6 anos.
                    Local: Pátio.
                    Material: Um elástico de 4 metros com as pontas unidas.
                    Participantes: No mínimo 3.
                    Como brincar: Duas crianças são escaladas para segurar o elástico. Elas ficam aproximadamente 2 metros de distância uma da outra, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. A criança fica no centro do elástico, tem de fazer todos os  movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira.
                    Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro, etc... Se conseguir, ela passa para a próxima fase: Executar a mesma seqüência de movimentos com o elástico colocando em uma altura maior. Do tornozelo parra para a canela, depois para o joelho até chegar a coxa.
                    Se a criança errar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.

  • AMARELINHA:
                    Idade: A partir dos 7 anos.
                    Local: Pátio.
                    Material: Giz ou fita adesiva e pedra, ou bolinha de papel, até pode ser pedacinho de casca de laranha ou bergamota.
                    Participantes: Um ou mais.
                    Como brincar: Depos de desenhado o diagrama no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval chamada de céu e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só. Quando chega à figura oval onde está escrito inferno, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, ela repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora di diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez.
                    Vence quem completar o percurso primeiro. " A brincadeira também é chamada de amarela, marelinha, academia, cademia, sapata, avião, maré, macaca, pular-macaco.

  • PASSA-ANEL:
                    Idade: A partir dos 5 anos.
                    Local: Pátio.
                    Material: Um anel.
                    Participantes: No mínimo 4.
                    Como brincar: Uma criança fica com o anel. As outras se sentam em um banco, uma ao lado da outra, com os braços apoiados no colo e com a palma das mãos unidas.
                    A "dona" do anel passa suas mãos unidas entre as de seus companheiros escolhendo um deles para receber o anel. Ela repete esse movimento algumas vezes- pode até fingir que colocou nas mãos de alguém. Quando resolver parar, abre as mãos mostrando que estão vazias e pergunta para um dos participantes: " Com quem está o anel?" Se o escolhido acertar a resposta, tem direito de passar o anel. Se não, a brincadeira recomessa com o mesmo passador.

  • BANDEIRINHA:
                    Idade: A partir dos 7 anos.
                    Local: Pátio ou Quadra de Volei.
                    Material: Duas Bandeiras de cores diferentes que podem ser garrafas PET, por exemplo.
                    Participantes: No mínimo 4.
                    Como brincar: O grupo é dividido em duas equipes. cada uma escolhe um campo e coloca a sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo. Para isso basta tocá-lo. Assi, ele fica livre para voltar ao campo de origem ou investir mais uma vez na recuperação da bandeira.
                    O time precisa decidir a melhor estratégia, já que se avançar no campo adversário com muitos jogadores ficará com poucos para defender o seu.
                    A bandeira também é chamada de Pique-Bandeira, Bandeira, Rouba-Bandeira, Bimbarra.

  • CINCO-MARIAS:
                    Idade: A partir dos 7 anos.
                    Local: Pátio.
                    Material: Cinco Saquinhos recheados com areia ou arroz.
                    Participantes: Um ou mais.
                    Como brincar: Determine a ordem dos participantes. O primeiro joga os 5 saquinhos para cima deixando-os cair aleatoriamente no chão. Na primeira fase: ele escolhe um dos saquinhos e o joga para cima. Antes de pegá-lo de volta, recolhe com a mesma mão um outro que está no chão. Em seguida joga um dos que estão em sua mão para cima e pega um terceiro, segurando todos juntos na mesma mão. Se o saquinho que está no ar cair, a criança dá a vez para a outra.
                    O participante passa para a próxima fase se conseguir segurar todos os saquinhos. Na segunda fase: os saquinhos que estão no chão são pegos de dois em dois. O desafio aumenta na terceira fase. Agora, é preciso lançar um saquinho e pegar 3. Depois, jogar um que está na mão e pegar o restante.
                    Na quarta fase: a criança forma com o polegar e o indicador de uma das mãos uma trave de futebol. Com a outra, joga um saquinho para o alto e empurra outro para dentro desse gol antes de pegar o que está no ar. A criança tem de fazer quatro gols em quatro tentativas.
                    A última fase: determina os pontos de cada criança. Ela lança os cinco saquinhos ao ar e tenta pegar o máximo possível com as costas da mão. Quantos ficarem em sua mão será o número de pontos. " A brincadeira também é chamada de jogo das pedrinhas."

  • QUEIMADA:
                    Idade:A partir dos 7 anos.
                    Local: Pátio ou quadra de volei.
                    Material: Bola.
                    Participantes: No mínimo 4.
                    Como brincar: O grupo é dividido em duas equipes, cada uma com seu campo. Decide-se quem começa com a bola. O objetivo é acertar um participante do time adversário  e eliminá-lo. Se a criança conseguir pegar a bola, te o direito de atirá-la em um jogador da outra equipe.
                    Ganha o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente. "A brincadeira também é chamada de queima."

  •      QUENTE OU FRIO:
                    Idade: A partir dos 7 anos.
                    Local: Pátio
                    Material: Qualquer objeto
                    Participantes: No mínimo 2.
                    Como brincar: Os alunos escolhem um colega que se afasta enquanto eles escondem um objeto. A criança é chamada de volta e a turma começa a dar pistas sobre onde está ele. Quando ela se afasta do esconderijo, o grupo diz"ESTÁ FRIO"ou "ESTÁ GELADO" se ela estiver longe. Quando se aproxima, a criançada sinaliza falando: "ESTÁ QUENTE" ou "ESTÁ PELANDO", caso esteja muito perto. Quando ela encontra o objeto, o grupo grita "PEGOU!"
                    A brincadeira também é chamada de Peia-Quente.

  •     MÃE-DA-RUA:
                    Idade; A partir dos 8 anos
                    Local: Pátio ou Área com cerca de 6 metros.
                    Material: Giz
                    Participantes: No mínimo 3.
                    Como brincar: São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros(ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a"MÃE-DA-RUA". As demais devem atravessar a "RUA" pulando em uma perna. Nesse momento, a Mãe-da-Rua, que corre com as duas pernas, deve pegá-la. Se ela conseguir, essa criança passa a ajudá-la a capturar os outros que tentam passar de um lado para o outro. Vence quem ficar por último sem ser pego.

  •           CORDA:
                    Idade: A partir dos 8.
                    Local: Pátio
                    Material: Corda de Sisal, náilon ou elástico com aproximadamente 4 metros.
                    Participantes: No mínimo dois( se a ponta da corda estiver amarrada.).
                    Como brincar: AUMENTA-AUMENTA: Duas crianças seguram a corda pelas pontas bem próximas ao chão e as outras pulam. A altura da corda vai aumentando aos poucos. A brincadeira termina quando resta apenas um participante capaz de pular a corda àquela altura. CHICOTINHO QUEIMADO: o grupo se organiza em um círculo e uma criança fica no centro segurando a corda por uma das pontas. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Vence quem nunca for tocado pela corda.ZERINHO: duas crianças batem a corda. O objetivo dos outros é passar pela corda sem esbarrar nela calculando a altura e a velocidade. FOGUINHO: duas crianças começam batendo corda em um ritmo e, aos poucos aumentam a velocidade. termina quando a criança esbarrar na corda. PULAR CORDA: se a criança não sabe começar a pular com a corda já em movimento, peça para ela se posicionar ao lado da corda, rente ao chão, e só então os colegas começam a bater. Para entrar na brincadeira com a corda em movimento, é preciso esperar que ela fique no alto.
                    A brincadeira fica mais divertida se a garotada marcar o ritmo e o tempo com Ladainhas como essas: * Salada, saladinha/ Bem temperadinha/ Sal, pimenta, salsa e cebolinha/é um, é dois, é três; *  Abacaxi-xi-xi/ Quem não entra/ é um saci/ Beterraba-raba-raba/ Quem não sai é uma diaba; * Um homem bateu a minha porta/ E eu abri/ Senhoras e senhores /Dá uma voltinha(e a criança dentro da corda, dá uma volta) / Senhoras e senhores / Pule num pé só( e a criança dentro da corda, pula com um pé só) / SZenhora e Senhores/ Põe a mão no chão( e a criança dentro da corda, põe a mão no chão) / E vai para o olho da rua (e a criança tem que sair da corda).

                Materiais simples ou sucatas podem virar brinquedo para as crianças. São brinquedos artesanais que a gente mesmo constrói divertidas engenhocas:



  •           PÉ DE LATA: 
                    Idade: A partir dos 5.
                    Como brincar: Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. 
                 
  •           CAVALO DE PAU:
                    Idade: A partir de 4 anos.
                    Como brincar: A criança monta no brinquedo e "cavalga" pelo pátio da escola. Pode-se organizar uma corrida.

  •           BAMBOLÊ:
                    Idade: A partir dos 6 anos.
                    Como brincar: A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços, nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Pode se organizar uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele e torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

  •            CAPUCHETA(pipa - papagaio )
                     Idade: A partir dos 6 anos.
                     Como brincar: O aluno segura a linha da capucheta e começa a correr. Enquanto ele avança, o vento ajuda a colocá-la no alto. Para fazer esta atividade em grupo, pode-se organizar um campeonato em que o desafo é ficar mais tempo com a PIPA no ar. OBSERVAÇÃO: Só é possível brincar em dias de vento e longe da rede elétrica. ALERTAR sobre os perigos do CEROL.

                     Quem não gosta de brincar de roda? É importante que as crianças conheçam a coreografia tradicional, como forma de preservar a nossa cultura. Vamos ver a seguir as CIRANDAS.


  •            A BARATA:
                     Que bicho! Só conta mentira e nem liga se niguém acredita.
                     Participantes: No mínimo 2
                     Organização: Em roda ou livre.
                     Como brincar: As crianças cantam e de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando hegam no verso"Ah!Ah!Ah!/Oh!Oh!Oh!" elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode esimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.
                     MÚSICA:
                     A barata diz que tem sete saias de filó,
                     É mentira da barata, ela tem é uma só.
                     Ah! Ah! Ah!
                     Oh! Oh! Oh! (BIS)
                     Ela tem é uma só.
                     A barata diz que tem uma cama de marfim,
                     É mentira da barata, ela tem é de capim.
                     Ah! Ah! Ah!
                     Oh! Oh! Oh!
                     Ela tem é de capim.
                     A barata diz que tem, um sapato de fivela,
                     É mentira da barata, o sapato é da mãe dela.
                     Ah! Ah! Ah!
                     Oh! Oh! Oh!
                     O sapato é da mãe dela.

  •             A CANOA VIROU:
                      Esta roda é diderente, tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo.
                      Participantes: no mínimo dois.
                      Organização: Roda
                      Como brincar: As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até o verso" QUE NÂO SOUBE REMAR". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega. O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente para os colegas. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros até que todos tenham sido chamados e de costas para o centr da roda. Ainda girando, eles começam a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um. A brincadeira termina quando todoss estiverem novmente de frente para o centro da roda.
                       MÚSICA:
                       A canoa virou.
                       Por deixá-la virar,
                       foi por causa do Pedrinho(?).
                       Que não soube remar.

                       Se eu fosse um peixinho
                       e soubesse nadar,
                       tirava o Pedrinho(?)
                       do fundo do mar.

  •              A CARROCINHA:
                       Nessa brincadeira, a criançada gira prá lá e prá cá e até pula com uma perna só.
                       PARTICIPANTES: No mínimo seis.
                       ORGANIZAÇÃO: Duas rodas. A menor dentro da maior.
                       COMO BRINCAR: As duas rodas giram em sentidos opostos cantando a música. Quando chegam em “Que gente é esta”, cada um dos que estão na roda menor escolhe um colega da maior e, de braços dados, as duplas rodopiam. Depois, as crianças escolhidas trocam de lugar com as que estavam na roda menor. Há outra opção. Ao chegar ao verso “Que gente é esta”, todos soltam as mãos: os da roda maior batem palmas e os da menor, com as mãos na
cintura e virados de frente para os seus companheiros, saltam ora com um pé, ora com outro.
                       MÚSICA:
                       A carrocinha pegou
                       Três cachorros de uma vez.
                       (BIS)
                       Tralalá,
                       Que gente é esta.
                       Tralalá,
                       Que gente má!

  •               A LINDA ROSA: 
                        A cantiga tem princesa, rei e, claro, uma bruxa má.
                        PARTICIPANTES No mínimo seis.
                        ORGANIZAÇÃO Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se organizam em roda, com a Rosa no centro.
                        COMO BRINCAR As crianças cantam a cantiga em roda representando alguns trechos. Quando chegao verso “Adormeceu a Rosa assim...”, a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que “dorme” deitando no chão. Ao cantar “E o mato cresceu ao redor...”, as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa. No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.
                         MÚSICA:
                         A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil,
                         A linda Rosa juvenil, juvenil.
                         Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,
                         Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
                         Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,
                         Mas uma feiticeira má, muito má
                         Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,
                         Adormeceu a Rosa assim, bem assim.
                         Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,
                         Não há de acordar jamais, nunca mais.
                         O tempo passou a correr, a correr, a correr,
                         O tempo passou a correr, a correr.
                         E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,
                         E o mato cresceu ao redor, ao redor.
                         Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,
                         Um dia veio um belo rei, belo rei
                         Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim,
                         Que despertou a Rosa assim, bem assim.

  •                 AI, EU ENTREI NA RODA:                 Não é preciso saber dançar para entrar nessa roda que abre e fecha.
                          PARTICIPANTES No mínimo dois.
                          ORGANIZAÇÃO Em roda.
                          COMO BRINCAR Na hora do estribilho, as crianças param e dão alguns passos em direção ao centro. Em seguida, voltam, de costas, à posição inicial e recomeçam a girar.
                          MÚSICA
                          (estribilho)
                          Ai, eu entrei na roda
                          Para ver como se dança,
                          Eu entrei na “rodadança”,
                          Mas não sei dançar.
                          Sete e sete são quatorze,
                          Com mais sete, vinte e um,
                          Tenho sete namorados,
                          Só posso casar com um.
                          Todo mundo se admira
                          Da macaca fazer renda,
                          Eu já vi uma perua
                          Ser caixeira de uma venda.
                          Lá vai uma, lá vão duas,
                          Lá vão três pela terceira,
                          Lá se vai o meu amor,
                          De vapor pra cachoeira.

  •                 ATIREI O PAU NO GATO:                 Os pequenos giram e cantam, mas o que mais eles gostam é de imitar o berro do gato.
                          PARTICIPANTES: No mínimo dois.
                         ORGANIZAÇÃO Em roda.
                         COMO BRINCAR: As crianças cantam e rodam. No final, agacham e gritam “miau!”
                         MÚSICA:
                         Atirei o pau no gato-to,
                         Mas o gato-to não mor reu-reu-reu.
                         Dona Chica-ca admirou-se-se
                         Do berro, do berro que o gato deu: Miau!

  •                CARANGUEJO:                Será que caranguejo é peixe? Aqui não importa
                         PARTICIPANTES: No mínimo dois.
                         ORGANIZAÇÃO: Em roda.
                         COMO BRINCAR: As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”, batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham.

  •                 CARNEIRINHO, CARNEIRÃO:                 O rei manda e os “súditos” obedecem: ajoelham, levantam e sentam
                          PARTICIPANTES: No mínimo dois.
                          ORGANIZAÇÃO: Em roda ou livre.
                          COMO BRINCAR: O grupo canta, roda e faz o que diz a letra: ajoelha, levanta e senta.
                          MÚSICA:
                          Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
                          Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
                          Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
                          Para todos se ajoelhar.
                          Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
                          Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
                          Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
                          Para todos se levantar.

                          Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
                          Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
                          Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
                          Para todos se sentar.
                          Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
                          Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
                          Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
                          Para todos se levantar.

  •                 CIRANDA, CIRANDINHA:                 A meninada recita um verso no fim da música. Quem conhece as quadrinhas mais bonitas?
                          PARTICIPANTES: No mínimo três.
                         ORGANIZAÇÃO: Em roda.
                         COMO BRINCAR: As crianças giram e cantam. No verso “Por isso, dona Ana”, elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.
                          MÚSICA:
                          Ciranda, cirandinha,
                          Vamos todos cirandar.
                          Vamos dar a meia-volta,
                          Volta e meia v amos dar

                          O anel que tu me deste
                          Era vidro e se quebrou.
                          O amor que tu me tinhas
                          Era pouco e se acabou

                          Por isso, dona Ana,
                          Entre dentro dessa roda,
                          Diga um verso bem bonito,
                          Diga adeus e vá-se embora.

  •                 ESCRAVOS DE JÓ:                 Atenção, muita atenção para não errar os movimentos.
                    MATERIAL: Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
                    PARTICIPANTES: No mínimo dois.
                    ORGANIZAÇÃO: Em círculo, sentados no chão.
                    COMO BRINCAR: Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.
                    MÚSICA:
                          Escravos de Jó
                         Jogavam o caxangá:
                         Tira, põe,
                          Deixa ficar!
                         bis)
                         Guerreiros com guerreiros
                         Fazem zigue, zigue, zá!

  •                EU SOU POBRE, POBRE:                Duas crianças dançam em vaivém. Enquanto isso, as demais torcem para serem escolhidas.
                         PARTICIPANTES: No mínimo quatro.
                         ORGANIZAÇÃO Duas crianças de frente: a mãe rica e a pobre. As demais ficam atrás da mãe pobre.
                         COMO BRINCAR A mãe pobre anda em direção à rica e canta os primeiros versos. Ao chegar perto, ela se afasta. A segunda quadra é cantada pela outra, que avança em direção à pobre. Elas se alternam até a rica escolher alguém. Essa canta a última parte da música e tudo recomeça.
                         MÚSICA:
                         Eu sou pobre, pobre, pobre,
                         De marré, marré, marré,
                         Eu sou pobre, pobre, pobre,
                         De marré deci.
                         Eu sou rica, rica, rica,
                         De marré, marré, marré,
                         Eu sou rica, rica, rica,
                         De marré deci.

                         Eu queria uma de vossas filhas,
                         De marré, marré, marré,
                         Eu queria uma de vossas filhas,
                         Escolhei a qual quiser,
                         De marré, marré, marré,
                         Escolhei a qual quiser,
                         De marré deci.

                         Eu de pobre fiquei rica,
                         De marré, marré, marré,
                         Eu de rica fiquei pobre,
                         De marré deci.

  •                 FUI NO ITORORÓ:                 O escolhido pelos amigos vai para o centro da roda, mas logo leva alguém para dançar com ele.
                          PARTICIPANTES No mínimo quatro.
                          ORGANIZAÇÃO Em roda.
                          COMO BRINCAR O grupo troca “Maria” e “Mariazinha” pelo nome de um colega, que entra naroda. Esse escolhe um outro para dançar com ele colocando o pé à direita e à esquerda do pé.
                           MÚSICA:
                           Fui no Itororó,
                           Beber água, não achei.
                           Achei bela morena
                           Que no Itororó deixei.
                           Aproveita, minha gente,
                           Que uma noite não é nada.
                           Se não dormir agora,
                           Dormirás de madrugada.

                           Ó, dona Maria,
                           Ó, Mariazinha,
                           Entrarás na roda,
                           Ficarás sozinha!
                           Sozinha eu não fico
                           Nem hei de ficar
                           Porque tenho Pedro
                           Para ser meu par.

                           (bis)
                           Põe aqui o seu pezinho,
                           Bem juntinho ao pé do meu
                           E depois não vá dizer
                           Que você se arrependeu.

  •                   MARCHA, SOLDADO:                   Um atrás do outro, os pequenos vão marchando.
                      PARTICIPANTES: No mínimo dois.
                      ORGANIZAÇÃO: Em fileiras.
                      COMO BRINCAR: As crianças marcham enquanto cantam a música.
                            MÚSICA:
                           Marcha, soldado,
                           Cabeça de papel!
                           Quem não marchar direito
                            Vai preso pro quartel.

  •                   PASSA, PASSA, GAVIÃO:                   O que faz um cavaleiro ou um carpinteiro? As crianças imitam esses e outros trabalhadores.
                            PARTICIPANTES: No mínimo dois.
                            ORGANIZAÇÃO: Em roda.
                            COMO BRINCAR: As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício.
                            MÚSICA:
                           (estribilho)
                           Passa, passa, Gavião,
                           Todo mundo passa
                           Os cavaleiros fazem assim,
                           Os cavaleiros fazem assim,
                           Assim, assim,
                           Assim, assim.
                           Os carpinteiros fazem assim,
                           Os carpinteiros fazem assim,
                           Assim, assim,
                           Assim, assim.
                           Os sapateiros fazem assim,
                           Os sapateiros fazem assim,
                           Assim, assim,
                           Assim, assim.

  •                  SE ESTA RUA FOSSE MINHA:                 Os pequenos giram e esperam ser escolhidos por quem está no centro.
                          PARTICIPANTES: No mínimo três.
                          ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
                          COMO BRINCAR: A última parte é cantada apenas por quem está no centro. Quando termina de cantar, ela abraça um colega que a substitui.
                          MÚSICA:
                          Se esta rua,
                          Se esta rua fosse minha,
                          Eu mandava,
                          Eu mandava ladrilhar,
                          Com pedrinhas,
                          Com pedrinhas de brilhantes,
                          Para o meu,
                          Para o meu amor passar.
                          Nesta rua,
                          Nesta rua tem um bosque,
                          Que se chama,
                          Que se chama solidão.
                          Dentro dele,
                          Dentro dele mora um anjo,
                          Que roubou,
                          Que roubou meu coração
                          Nesta rua,
                          Nesta rua tem um bosque,
                          Que se chama,
                          Que se chama solidão.
                          Dentro dele,
                          Dentro dele mora um anjo,
                          Que roubou,
                          Que roubou meu coração.

  •                 TEREZINHA DE JESUS:                 As crianças giram e, no fim da música, quem está no centro escolhe seu substituto.
                          PARTICIPANTES: No mínimo três.
                          ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
                          COMO BRINCAR: O grupo gira cantando. No fim da cantoria, a criança do centro puxa para o meio a que deverá substituí-la.
                          MÚSICA:
                          Terezinha de Jesus,
                          De uma queda,
                          Foi ao chão.
                          Acudiram três cavalheiros,
                          Todos os três de chapéu na mão.
                          O primeiro, foi seu pai,
                          O segundo, seu irmão,
                          O terceiro, foi aquele
                          Que a Tereza deu a mão.

                           O pátio da escola não é o único cenário para podermos fazer atividades com os alunos. Podemos usar a sala de aula para um festival de adivinhas, trava-línguas, enfim outras atividades interessantes como: corrida do barbante, parlendas,etc...


  •                 PARLENDAS:
                          Idade: a partir dos 4 anos.
                          Organização: Livre
                          COMO BRINCAR As crianças podem simplesmente declamar o texto ou usá-lo na hora de escolher quem inicia uma brincadeira. É possível,
ainda, brincar de bater palmas em duplas, trios ou quartetos ao som dessas rimas.
                          ANDANDO PELO CAMINHO:
                          Fui andando pelo caminho,
                          Éramos três.
                          Comigo quatro.
                          Subimos os três no morro.
                          Comigo quatro.
                          Encontramos três burros.
                          Comigo quatro.

                          BAMBALALÃO:
                          Bambalalão,
                          Senhor capitão,
                          Espada na cinta,
                          Sinete na mão.
                          BATATINHA:
                          Batatinha quando nasce
                          Esparrama pelo chão,
                          A menina quando dorme
                          Põe a mão no coração.

                          CADÊ?
                          Cadê o toucinho
                          que estava aqui?
                          O gato comeu.
                          Cadê o gato?
                          Fugiu pro mato.
                          Cadê o mato?
                          O fogo queimou.
                          Cadê o fogo?
                          A água apagou.
                          Cadê a água?
                          O boi bebeu.
                          Cadê o boi?
                          Está amassando trigo.
                          Cadê o trigo?
                          A galinha espalhou.
                          Cadê a galinha?
                          Está botando ovo.
                          Cadê o ovo?
                          Quebrou!

                          COCHICHO:
                          Quem cochicha
                          O rabo espicha,
                          Come pão
                          Com lagartixa.

                          FUI À FEIRA:
                          Fui à feira comprar uva,
                          Encontrei uma coruja.
                          Pisei no rabo dela,
                          Ela me chamou de cara suja.

                          FUI AO BOTEQUIM:
                          Fui ao botequim
                          Tomar café,
                          Encontrei um cachorrinho
                          De rabinho em pé.
                          Sai pra fora, cachorrinho,
                          Que eu te dou um pontapé!

                          MEIO DIA:
                          Meio-dia,
                          Panela no fogo,
                          Barriga vazia,
                          Macaco torrado,
                          Que vem da Bahia,
                          Panela de doce,
                          Para dona Maria.

                          MINHA MÃE MANDOU:
                          Minha mãe
                          Mandou bater
                          Nesse daqui,
                          Mas como
                          Eu sou teimoso
                          Vou bater
                          Nesse daqui.

                          O MACACO FOI À FEIRA:
                          O macaco foi à feira,
                          Não teve o que comprar,
                          Comprou uma cadeira
                          Pra comadre se sentar.
                          A comadre se sentou,
                          A cadeira esborrachou.
                          Coitada da comadre,
                          Foi parar no corredor.

                          O PIANO:
                          Lá em cima do piano,
                          Tem um copo de veneno,
                          Quem bebeu morreu,
                          O azar foi seu!

                          OS DEDOS:
                          Dedo Mindinho,
                          Seu Vizinho,
                          Maior de todos,
                          Fura-bolos,
                          Cata-piolhos.

                          PISEI NA PEDRINHA:
                          Pisei na pedrinha,
                          A pedrinha rolou,
                          Pisquei pro mocinho,
                          O mocinho gostou,
                          Contei pra mamãe,
                          Mamãe nem ligou,
                          Contei pro papai,
                          Chinelo cantou.

                          REI, CAPITÃO:
                          Rei, capitão,
                          Soldado, ladrão,
                          Moça bonita
                          Do meu coração.

                          SOU PEQUENININHO:
                          Sou pequenininho,
                          Do tamanho de um botão,
                          Carrego papai no bolso
                          E mamãe no coração.

  •                 TRAVA-LÍNGUAS:                 Aqui o desafio é falar bem rápido, mas sem enrolar a língua
                    IDADE: A partir de 5 anos.
                    ORGANIZAÇÃO: Livre.
                    COMO BRINCAR: As crianças declamam as quadrinhas em voz alta. Quem erra perde a vez.
                          A ARANHA E A JARRA:
                          A aranha arranha a jarra.
                          A jarra arranha a aranha.
                          Nem a aranha arranha a jarra
                          Nem a jarra arranha a aranha.

                          A LIGA:
                          Se a liga me ligasse,
                          Eu ligava a liga.
                          Mas, como a liga não me liga,
                          Eu não ligo a liga.

                          O DOCE MAIS DOCE:
                          O doce perguntou para o doce
                          Qual é o doce mais doce.
                          O doce respondeu para o doce
                          Que é o doce de batata-doce.

                          O PEITO DE PEDRO:
                          Pedro tem o peito preto.
                          O peito de Pedro é preto.
                          Quem disser que o peito de Pedro não é preto
                          Tem o peito mais preto do que o peito de Pedro.
   
                          O SAPO E O SACO:
                          Um sapo dentro do saco,
                          O saco com o sapo dentro,
                          O sapo batendo o papo,
                          E o papo cheio de vento.

                          OS MAFAGAFOS:
                          Num nin
                          ho de mafagafos,
                          Seis mafagafinhos há.
                          Quem os desmafagafizar
                          Bom desmafagafizador será.

                          PINGA A PIPA:
                          Pinga a pipa
                          Dentro do prato,
                          Pia o pinto
                          E mia o gato.

                          TIGRE E TRIGO:   
                          Um prato de trigo
                          Para um tigre.
                          Dois pratos de trigo
                          Para dois tigres...

                          VACA PRETA, BOI PINTADO:
                          Quero que você me diga,
                          Sete vezes encarrilhado,
                          Sem errar, sem tomar fôlego,
                          Vaca preta, boi pintado.

  •                 O QUE É, O QUE É                 Quem acertar as respostas para estas charadinhas mostra que é bem sabido!
                     IDADE A partir de 5 anos.
                     ORGANIZAÇÃO Livre.
                           COMO BRINCAR As crianças se reúnem e desafiam umas às outras com as adivinhas. Quem acertar ganha o direito de propor um enigma à turma.
                          1. Quanto mais cresce, menos se vê?
                          2. Dizem que sou rei e não tenho reino. Dizem que sou louro e cabelos não tenho. Dizem que ando, mas não me movo. Acerto relógios sem ser relojoeiro.
                          3. São três irmãos.     O primeiro já morreu.     O segundo vive conosco.     E o terceiro não nasceu?
                          4. Que anda com os pés na cabeça?
                          5. Que só cresce para baixo?
                          6. Um país que se come, uma capital que se chupa?
                          7. Tem dentes e não tem boca, tem cabeça e não tem pés?
                          8. São dois irmão bem irmanados: um só se come cru e o outro só se come assado?
                          9. Duas irmãs no nome, desiguais no parecer. Uma serve para trabalhar e a outra para se comer?
                         10. Que salta, dá um espirro e vira pelo avesso.
                          RESPOSTAS
                          1. ESCURIDÃO / 2. SOL / 3. PASSADO, PRESENTE E FUTURO / 4. PIOLHO / 5. RABO DE CAVALO / 6. PERU E LIMA / 7. ALHO /
                          8. CAJU E CASTANHA / 9. LIMA (FERRAMENTA) E LIMA (FRUTA) / 10. PIPOCA

  •                 CORRIDA DO BARBANTE:                 As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas estiverem unidas, é hora de desenrolar
                    IDADE A partir de 6 anos.
                    MATERIAL Rolos de barbante.
                    ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em fileiras. O ideal é ter o mesmo número de participantes em cada fila.
                    COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de barbante. Quando você der o sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes
em volta da cintura, entrega o rolo ao colega de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se levanta e faz o mesmo. Assim que o último termina de se enrolar, inicia o movimento contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a linha no rolo e passa para o colega da frente. A brincadeira segue até que todos estejam desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o rolo arrumado sobre a sua mesa.

  •                CAIXINHA DE SURPRESAS:                Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa
                   IDADE: A partir de 7 anos.
                   MATERIAL:Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e fitas cassete ou CDs.
                   ORGANIZAÇÃO: Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé.
                   COMO BRINCAR: Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva
cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque
uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.
                    FONTE: http://multiplicandosaberesatravesdastics.pbworks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário