quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

 
1º ANO

·         Iniciar pelo nível de escrita. Exemplos:
-        O aluno encontra-se na fase pré-silábica da escrita.
-        O aluno escreve pré-silabicamente (Não precisa explicar, a não ser o alfabético com muitos ou poucos erros ortográficos;
-        Escreve palavras (sílabas, simples/complexas) frases (com ou sem uso da pontuação e letra maiúscula) e textos (com coerência, coesão sentido lógico, pontuação).
·         O que o aluno já sabe?
-        Conhece alguma ou todas as letras do alfabeto (quais?). Relaciona grafema/fonema.
-        Identifica e escreve seu nome (com ou sem auxílio?)
-        Identifica os numerais (até quanto?). Relaciona o numeral com sua respectiva quantidade.
-        Possui facilidade ou dificuldade no cálculo mental e/ou raciocínio lógico;
-        Realiza as suas atividades em sala de aula com ou sem auxílio da professora. As conclui ou não. Com que freqüência. (frequentemente, ocasionalmente) Participa (ou não) das atividades (individuais ou em grupo/ dentro ou fora de sala de aula);
-        Apresenta boa frequência (ou falta frequentemente) às aulas;
-        Costuma (ou não) trazer as atividades de casa concluídas;
-        Quanto ao comportamento: apresenta boa conduta, respeita (ou não) regras e limites pré-estabelecidos, convive com (ou sem) conflitos (com quem: colegas, professores). Demonstra agressividade (quando: é contrariado, advertido).
·         Problemas de saúde:
-         Tenho observado que, frequentemente/ocasionalmente, o aluno queixa-se de (dor de cabeça, dor de barriga, enjôo (após/antes da merenda). Comuniquei (ou não) o fato à direção, ao responsável.
·         Oralidade:
-        O aluno costuma (ou não) se expressar oralmente, demonstrando desenvoltura (ou timidez) ao se comunicar (Com quem? Colegas, professores);
·         Problemas:
-        Apesar do aparente desinteresse/agressividade tem (ou não) se esforçado para melhorar.
-        Foi encaminhado para avaliação com a coordenação da educação inclusiva;
-        Conhece as cores. As utiliza em suas produções artísticas.
-        Usa o caderno corretamente ou com dificuldade.
-        Uso da letra (cursiva/caixa alta) nas suas produções escritas.

·         O que foi oferecido:
A fim de favorecer o seu desenvolvimento foram oferecidas atividades diversificadas, tais como: jogos, rodas de leitura, desafios, brincadeiras, músicas, atividades extra-classe, além de ter encaminhado o aluno para sala de recursos.

Shirley Ludigéria e Bárbara Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário