quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS


VOCÊ PENSA
VOCÊ ESCREVE
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
É nervoso
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois...
Tem o costume de roubar
Apresenta dificuldade de autocontrole quando...
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflito;
Usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado, porco
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções, mais necessita desenvolver...
É largado da família
Aparenta ser desassistido pela família, pois...
É desobediente
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos.
Tem dificuldades em cumprir regras...
É apático, distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas.
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...
É sonso e dissimulado
Em situações de conflito coloca-se com espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
É mimado
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho.
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias de convívio social.
É tagarela
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para convívio em grupo, tais como...
É egoísta
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.

 FONTE: Professora Gegê

Nenhum comentário:

Postar um comentário