quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SUGESTÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

ASPECTOS A OBERVAR NOS RELATÓRIOS SEMESTRAIS

ü  Na adaptação: tem períodos de choro (longos/curtos)? Demonstra interesse por algo novo? Como superou a separação momentânea da família?
ü  Nos jogos de montagem e encaixe: gosta, concentra-se? Faz que tipo de construções, monta cenários ou empilha?
ü  Propõe soluções para situações-problema?
ü  Reconhece partes do seu corpo?
ü  Desenho: rabiscação, celular (colinhas), figuras isoladas, cenas?
ü  Nas brincadeiras corporais: gosta, participa, é incentivado a participar, tem preferência pelas mais agitadas ou pelas mais calmas?
ü  Nas atividades psicomotoras: consegue desviar-se de obstáculos, atende comandos com expressões do tipo: em cima, embaixo, ao lado, entre, atrás de, em frente de (sempre em atividades contextualizadas). Anda em linhas? Pula com 2 pés? Com 1 pé só? Pula corda? Rola? Engatinha?
ü  Diferencia desenho de escrita? Tenta demonstrar esta diferença em suas atividades no papel ou só visualmente?
ü  Identifica seu nome na chamada (ou outra situação proposta na rotina)?
ü  Reconhece a 1ª letra do seu nome? E a última? Encontra-se em que hipótese da escrita? (LER OBSERVAÇÕES ABAIXO).
ü  Consegue escrever seu nome com ou sem apoio? Demonstra interesse em escrever o nome? E o dos colegas?
ü  Identifica letras no ambiente escolar?
ü  No jogo simbólico (dramatização espontânea) que papéis a criança assume? (mãe, pai, filho, professora, irmão, animal de estimação).
ü  Lidera as brincadeiras ou acompanha um líder?
ü  Com sucata: seleciona materiais, utiliza critérios para organizá-lo? Percebe semelhanças e diferenças no material?
ü  Reconhece figuras geométricas (não é necessário nomear: quadrado, círculo, triângulo, retângulo), percebendo suas diferenças.
ü  Reconhece cores (não é prioritariamente necessário saber os nomes das cores), diferenciando-as num jogo ou utilizando-as numa colagem ou pintura?
ü  Descreve cenas quando estimulado na rodinha? Conta casos ocorridos na vivência? Faz uso da linguagem oral com propriedade?
ü  Cria histórias coletivas a partir de uma cena (figura ou personagem, boneco ou objeto)?
ü  Relacionamento: demonstra autonomia para alimentar-se, para ir ao banheiro e outras atividades rotineiras ou não? Aceita regras, respeita regras, domina seus impulsos, é tímido, coopera com o grupo é falante, expansivo, comunicativo?
ü  Concentração: conclui atividades propostas? Demonstra preferência para atividades mais calmas ou mais agitadas em sala?
ü  Expressão oral: fala com desenvoltura, confunde a pronúncia de algumas palavras ou sons dentro do que se espera na sua faixa etária (citar quais sons confunde).
ü  Ordena fotos em sequência? Conta histórias nas sequência de acontecimento?
ü  Na rodihna: reconhece seu nome na chamada. Reconhece nomes de alguns colegas.
ü  No calendário: noção temporal (tempo passado, hoje, atividade futura). Inicialmente na sequência da rotina para depois perceber em relação ao dias...
ü  Nas atividades artísticas: tem preferência por que tipo de material? Ou técnica: desenho, colagem, pintura?
ü  Nas atividades musicais: Participa com freqüência das atividades musicais? Demonstra interesse nestas atividades? Só canta músicas relacionadas à rotina, merenda, silêncio? Memoriza e reproduz? Percebe diferentes sons produzidos pelo corpo e pelo ambiente, segue ritmos, faz marcações com o próprio corpo?

Observações
ü  Registrar sempre os avanços e o empenho para tal. Que tipo de estímulo o professor tem dado? Avançou nos seguintes aspectos... em relação ao 1ª semestre.
ü  Evitar o uso de expressões do tipo: “não tem”, “pouco evoluído”, “ainda não”, “não atingiu”, “não identifica”, “não reconhece”, que podem ser substituídas por: “precisa desenvolver mais”, “já faz”, “está desenvolvendo”, “precisa auxilio para”, “precisa desenvolver” entre outras.
ü  Considerar a Evolução do Grafismo a partir da observação dos desenhos recolhidos mensalmente, esta prática facilita visualizar as mudanças ocorridas ao longo do ano.
ü  Pré-silábicas, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábico alfabética, alfabética e ortográfica são, na verdade: HIPOTESES DA ESCRITA. Atenção para não confundir com leitura e escrita, nem com fases do desenvolvimento da criança.

O relatório deve contemplar os aspectos social, afetivo e cognitivo de forma equilibrada. Lembramos que o aspecto cognitivo deve referir-se aos eixos ou linguagens apresentadas no RECRO e no RCNEI no programa de ensino:
-        Vida e sociedade;
-        Conhecimentos matemáticos;
-        Linguagem Oral e escrita;
-        Linguagens artísticas;
-        Corpo e movimento;
-        Natureza e tecnologia.
Exemplos de verbos e expressões que podem ajudar a escrever um relatório

Organiza;                                                                           Relaciona;
Constrói;                                                                            Esforça-se;
Concentra-se;                                                                    Orienta-se;
Compreende/entende;                                                       Destaca-se;
Colabora;                                                                          Nomeia;
Descreve;                                                                          Reconhece;
Compara;                                                                          Agrada-lhe;
Agrupa;

Utiliza adequadamente.
Ainda precisa de intervenções.
Mostra satisfação.
Mostra confiança.
Reproduz gestos em músicas.
Manifesta preferência.
Tende a estabelecer relação dominante.
Dependente, independente.
Mostra-se tranquila.
Aborrece-se com frequencia.
Quase nunca.
Procura. Aceita a relação com o outro.
Demonstra através de.
Protesta tenta evitar situações.
Custa-lhe aceitar.
Necessita de ajuda;
Diferencia o momento.
Custa-lhe distinguir os momentos.
Comportamento caracterizado por ansiedade.
Mostra-se resistente a aceitar regras.Constantemente. Quase nunca.
Algumas vezes entre em conflito com os demais.
Com constantes intervenções seu comportamento vem se amenizando, porém...
Apresenta iniciativa.
Diferencia escrita de desenho.
Tem muito interesse pela área plástica. Escrita, leitura...
Nos momentos de leitura mantém-se atento. Dispersa-se com facilidade;
Além das situações propostas coletivamente, tem sido oportunizado ao aluno (diariamente), momentos de atendimento individual para que o mesmo possa avançar em seu processo, com as seguintes atividades...
Demonstra habilidade em comunicar-se, falando naturalmente.
Aparentemente demonstra timidez ao comunicar-se.
O aluno necessitou de incentivos durante sua adaptação, pois.
Encontra dificuldade em estabelecer vínculo com a turma! Professora escola, pois não apresenta boa assiduidade.
E preciso maior interação da família e assiduidade do aluno, para que o mesmo tenha maiores avanços nos próximos....
Com assiduidade do aluno e participação da família com certeza teremos maiores avanços;
É importante que... continue frequentando a escola a fim de obter mais avanços em seu processo de aprendizagem.

Questões importantes que não podem ser esquecidas ao se elaborar os relatórios

ü  Quais áreas do conhecimento foram trabalhadas pelo aluno?
ü  Quais avanços e/ou dificuldades vêm demonstrando nessas áreas? Exemplos.
ü  Apresenta alguma área melhor desenvolvida?
ü  Que estratégias o educador oferece nesse sentido? (tarefas, jogos, leituras...)
ü  Quais as intervenções que vêm sendo realizadas junto ao aluno que apresenta dificuldades?
ü  Como se trabalhou com o aluno as questões sócio-afetivas?

Indicativos para elaboração do relatório

Construção do texto
Ø  Narrativo.
Ø  Clareza e precisão.
Ø  Objetividade.
Ø  Relato de fato sem interpretação.
Ø  Quem lê deve entender e não subentender.

Fundamentação psicológica
Ø  Evitar deduções.
Ø  Se ater ao relato do fato.
Ø  Buscar coerência com os pressupostos teóricos nas etapas de desenvolvimento.
Ø  Criar vínculos entre a ação do aluno e as propostas de trabalho do professor.
Ø  Evitar reforço nas questões atitudinais.

Fundamentação pedagógica-metodológica
Ø  Evitar reforço nas questões atitudinais.
Ø  Evidenciar as propostas de trabalho.
Ø  Destacar conceitos, habilidades e noções trabalhadas.
Ø  Buscar coerência com a fundamentação teórica.
Ø  Relatar as intervenções pedagógicas.
Ø  Situar os avanços do aluno.
Ø  Encaminhar sugestões.
Ø  Relatar nas atividades intenções demonstradas pelos alunos.    
        
Fonte: material coletado de diversos documentos de diferentes instituições e municípios.
                                                                                                                                                                                                         


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